O ponto temporário de vacinação no Terminal Central, em Uberlândia, continua aberto ao público no 2º piso, próximo à entrada pela avenida João Naves de Ávila.
A princípio, o ponto extra, criado em 27 de maio, ficaria disponível até dia 15 de junho, mas, devido à adesão da população, o trabalho vai continuar por mais algumas semanas até nova avaliação.
No local, as equipes do Programa Municipal de Imunização atuam na atualização do cartão de vacina, com destaque para os imunizantes contra a gripe e a Covid-19.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mas haverá vacinação neste sábado, dia 15, para facilitar ainda mais o acesso da população que precisa vacinar.
Até o início da semana, quase 5 mil doses de diversos imunizantes foram aplicadas em pessoas que passaram pelo Terminal Central, incluindo 2.760 de prevenção à gripe e 724 de prevenção à Covid-19.
Mesmo com a liberação para toda a população, o público a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 após o parto) e crianças devem garantir o quanto antes a proteção porque são mais sensíveis às complicações da gripe.
Até a última segunda-feira, dia 10, 161.706 mil doses da vacina da gripe foram aplicadas na cidade. No grupo de idosos e crianças, que são mais suscetíveis às complicações da gripe, a cobertura está em 39%.
Além da imunização contra a gripe, quem passa pelo Terminal Central ou salas de vacina ainda tem a oportunidade de atualizar o cartão de vacina com outros imunizantes. Como a vacinação contra a Covid-19.
Os públicos-alvo são as pertencentes aos grupos prioritários e as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, de acordo com a faixa etária, para vacinação de rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
Além disso, 10 unidades de saúde estão com as doses remanescentes do único lote de vacina contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde.
Neste momento, a aplicação das doses está com livre demanda para os adolescentes de 10 a 14 anos nas UAI’s Pampulha, Planalto e Martins, na UBS Custódio e nas UBSF’s Glória, Minas Gerais, Jardim Brasília I, Dom Almir, Monte Hebron e Luizote. Não é mais necessário fazer agendamentos.