Será possível transferir gratuitamente o saldo devedor do cartão de crédito de uma instituição para outra
A partir de julho de 2024, clientes poderão transferir a dívida do cartão de crédito para outra instituição que ofereça melhores condições de pagamento, sem pagar nada pela mudança.
A portabilidade gratuita do saldo devedor do cartão faz parte de uma nova resolução do Banco Central, que também determina mais transparência no descritivo das faturas. As medidas pretendem evitar o endividamento no cartão de crédito rotativo, a linha de crédito mais cara do mercado.
As mudanças foram aprovadas no fim de 2023 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e entram em vigor a partir de 1º de julho de 2024.
O que é portabilidade do cartão de crédito rotativo
A nova norma que entra em vigor em julho define as regras para a transferência gratuita do saldo devedor do cartão de crédito de uma instituição para outra. Esa operação funciona como a portabilidade de dívida, que permite levar um empréstimo ou financiamento a outro banco que ofereça melhores condições de pagamento.
Dessa forma, o cliente que entrou no crédito rotativo pode encontrar melhores oportunidades para saldar a dívida, a juros mais baixos e prazos maiores.
Quando um consumidor não paga o valor total do cartão de crédito, ele começa a ser cobrado com juros rotativos, que estão entre os mais altos do mercado.
O valor devido à instituição financeira se transforma em um empréstimo com juros que giram em torno de 12,5% ao mês nos maiores bancos do país. Como cada instituição pode praticar diferentes taxas, a portabilidade permite encontrar melhores formas de pagamento.
O que vai mudar na fatura do cartão de crédito
Um experimento conduzido pelo Banco Central, publicado em 2021 no Relatório de Economia Bancária, mostrou que os demonstrativos das faturas de cartão podiam induzir o consumidor a pagar apenas parte da dívida, abrindo caminho para o endividamento.
Por isso, a resolução também prevê que a partir de julho de 2024 a fatura do cartão de crédito deve ser mais didática para os clientes, com linguagem clara e de fácil acesso. Uma das mudanças é que agora deve constar o nome fantasia da loja na fatura. Confira a seguir o que aparecerá nos novos demonstrativos.
Fonte: www.serasa.com.br