A Polícia Militar de Minas Gerais desenvolve estratégia para reforçar as ações de prevenção à violência doméstica em todo estado.
Deste modo, foi lançada essa semana a Campanha de Ações de Prevenção à Violência Doméstica – Agosto Lilás, e a Operação Shamar, que é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em todas as regiões de Minas.
O propósito desse trabalho é reforçar a importância da prevenção e do combate à violência doméstica, promovendo ações educativas e de apoio às vítimas.
Ao longo de todo o mês de agosto serão intensificadas ações repressivas e preventivas, inclusive em conjunto com outras Forças de Segurança estaduais.
Essa ação também visa sensibilizar as vítimas para que elas tenham consciência de situações que não podem ocorrer, como um relacionamento abusivo, e denunciem. Além disso, as pessoas que convivem com vítimas de violência doméstica também podem denunciar.
Com a missão de promover atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e familiar e desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar, a Polícia Militar de Minas Gerais conta, desde de 2010, com o serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), que é composta por uma policial do sexo feminino e um policial do sexo masculino, que prestam serviço de proteção à vítima, garantindo o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
A abordagem prevê que a vítima receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida a cada caso, e atua também em contato com o agressor para promover a quebra do ciclo de violência.