O Dia D da Vacinação contra a Poliomielite será neste sábado, dia 8 de junho. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença acontecerá até o dia 14 de junho. Ameta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que soma cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos.
A estimativa da campanha é reduzir a quantidade de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
No ano passado, houve o registro de aumento na cobertura vacinal dos principais imunizantes do calendário infantil no estado de Minas Gerais. A aplicação da poliomielite injetável passou de 82,94% em 2022 para 87,97% no ano passado.
Não é registrado caso de poliomielite no Brasil desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
Em 2023, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis levem os filhos para que possam tomar a vacina.