A Polícia Rodoviária Federal, a PRF, está realizando um processo de testes com câmeras corporais nos uniformes dos agentes e veiculares que são afixados nas viaturas. Isso acontece em cinco cidades do Brasil e Uberlândia está entre os municípios.
As outras localidades em que os testes ocorrem são as cidades de São José (SC), Cascavel (PR), Sorriso (MT), e Araguaína (TO). O projeto recebeu o nome de Teste de Campo Nacional. Essa iniciativa visa aumentar a transparência nos trabalhos realizados pela PRF, assim como para aprimorar a qualidade das provas coletadas durantes as abordagens e ações desenvolvidas, melhorar a qualidade dos processos de investigação, atendimento aos acidentes e fiscalizações de trânsito.
Essa ideia também tem como propósito gerar mais segurança legal para os agentes, e consequentemente, reduzir reclamações contra eventuais condutas policiais, além da segurança física dos agentes e das pessoas abordadas nas ações. O projeto de Implantação das Câmeras Policiais teve início no ano passado e é fundamentado em estudos científicos, assim como metodologias avançadas. A PRF informa que, a introdução das câmeras nos uniformes dos agentes, é um processo significativo para a modernização da instituição, além de atender a política de transparência da Administração Pública Federal.
São cinco modelos de equipamentos que estão em fase de teste com o objetivo de escolher a melhor opção ao fim dessa fase de testes. Como forma de garantir o modelo mais eficaz nos trabalhos, a PRF está analisando ao longo do ano mais de mil estudos internacionais, além de visitar dez corporações policiais no Brasil, Estados Unidos e Uruguai.