Está liberada a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. O prazo para a declaração do imposto se encerra no dia 31 de maio. Para aqueles que já entregaram a declaração, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2023.
A Receita também informa que são contempladas restituições de anos anteriores. São 5 milhões 562 mil e 65 contribuintes que receberão ao todo mais de R$ 9,5 bilhões. Esse valor será passado para os contribuintes com prioridade no reembolso. Por conta das inundações no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades deste ano. Para realizar a consulta, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal. Basta clicar na aba “Meu Imposto de Renda”, e na sequência, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal.
O pagamento será realizado no dia 31 de maio na conta informada ou pela chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte não estiver na lista, será preciso entrar em contato no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, E-CAC, e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina. O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda é dia 31 de maio.
Foto: Reprodução Internet