Foram registrados 93.992 acidentes de trânsito em todo estado de Minas Gerais entre janeiro e abril deste ano. Deste total, 47%, ou seja, 44.512 acidentes tiveram como causa a falta de atenção dos envolvidos.
Esses números fazem parte do novo Painel de Acidentes de Trânsito, ferramenta de business intelligence (BI) publicado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O novo Painel de Acidentes de Trânsito foi desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública, da Sejusp, e tem como fonte os Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), extraídos por meio da Base Integrada de Segurança Pública (Bisp).
Por meio dessa ferramenta é possível filtrar estatísticas por ruas ou avenidas, município, Região Integrada de Segurança Pública (Risp), tipo de veículo, condição física da vítima e causa presumida dos acidentes registrados desde 2014 em Minas Gerais. No primeiro quadrimestre de 2024, 27 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito em Minas, sendo 616 delas vítimas fatais.
A maioria das vítimas tem entre 18 a 29 anos e 70% são homens. Colisão lateral e choque de veículos lideram os tipos de acidentes registrados neste ano, embora 88% das vias tenham sido classificadas como em boa condição de tráfego.