Operação Mosaico: Polícia Federal cumpre mandado em Uberlândia

Uma operação realizada pela Polícia Federal, PF, cumpriu mandados em Uberlândia em virtude da Operação Mosaico. O trabalho foi desenvolvido pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, o FICCO, do Espírito Santo.

O propósito da operação era desarticular uma associação criminosa que cometia crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e corrupção.

Foram cumpridos 72 mandados judiciais que foram expedidos pela 1° Vara Criminal de São Mateus, em endereços de dez estados como Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Aproximadamente 230 policiais federais cumpriram, do total de mandados expedidos, sete de prisão preventiva e outros 65 de busca e apreensão. Houve a determinação para bloqueio de contas dos investigados, assim como o sequestro de imóveis, 21 veículos e nove motos aquáticas.

A linha de investigação teve início em dezembro de 2021 com a Operação Quinta Roda, desenvolvida pela Polícia Federal. Posteriormente o caso foi levado para a FICCO, que identificou vários núcleos criminosos. Os dois principais investigados atuavam no trabalho de armas e drogas.

Existia também atuação na falsificação documentos públicos, especialmente na confecção de células de identidade para foragidos da Justiça, assim como para integrantes do grupo criminoso. Todo o dinheiro que era adquirido com a prática criminosa, era lavado por meio de empresas de fachada, além de investimento em imóveis e carros de luxo. Tudo isso em nome de laranjas.

Em meio as investigações de foram descobertas várias negociações de armas de fogo e drogas. O grilo criminoso também tinha o apoio de agentes e ex-agentes públicos, ou seja membros de forças de segurança pública, colaboradores de cartórios e também de outros órgãos públicos para a ação criminosa.

Os investigados poderão responder, de acordo com suas “culpabilidades”, pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo, corrupção e falsificação de documentos públicos.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal de notícias independente, com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre os principais acontecimentos da atualidade.