Os servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Campus Patos de Minas, e representantes do Sindicato do Triângulo Mineiro realizaram uma assembleia e decidiram pelo fim do movimento grevista que já durava quase dois meses.
O encontro aconteceu no Campus do Instituto Federal. Durante a reunião votaram pela interrupção da greve as duas categorias, administrativos e docentes.
A votação ficou em 25 a favor do fim, nove foram contra e 7 abstenções. Desta maneira, as aulas para todos os alunos voltaram de forma integral nesta quinta-feira (20).
Em relação a proposta apresentada, o governo propôs não pagar reajuste esse ano, mas de 9% de aumento em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026.
Também foram propostas concessões que não dependem de recursos, como a revogação da portaria 983, que estabelecia uma carga horária mínima de 15 horas semanais de aula para os professores das escolas técnicas e de Instrução Normativa, que limitava a progressão funcional de docentes.
Neste ponto 11 aceitaram, o mesmo quantitativo não aceitou e houve duas abstenções. Por isso, os profissionais voltaram para as salas de aulas hoje.