Até o momento neste ano foram aplicadas 13.977 doses da vacina contra a Poliomielite em Uberlândia. Esse número representa 41,23% da cobertura vacinal no município. Esse percentual é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde.
A meta no município é vacinar pelo menos 95% de crianças menores de cinco anos. Por este motivo foi criado um mapa de calor com o propósito de auxiliar na estratégia de busca pelas crianças que ainda não receberam a imunização.
O levantamento produzido pela Secretaria Municipal de Saúde aponta os locais da cidade com maior concentração de crianças não vacinadas.
Desde o começo desta semana, equipes do Programa Municipal de Imunização deram início aos contatos com pais e responsáveis para que seja agendada uma visita domiciliar para atualização do cartão de vacina.
Os trabalhos tiveram início nos bairros com maiores números de crianças não vacinadas como Tocantins, Saraiva, Shopping Park, Morumbi, Luizote, Mansour, Roosevelt, Aclimação, Patrimônio e Santa Mônica.
A vacina contra a Poliomielite também está disponível nas unidades básicas de saúde, além do ponto extra no Terminal Central. Os horários de funcionamento são: mas Uais de 8h às 21h, nas UBSs de 8h às 18h, e nas UBSFs de 7h30 às 16h30.
Não é registrado caso de Poliomielite no Brasil desde 1989. Em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do póliovirus pela Comissão Regional para Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
Como forma de evitar o risco de reintrodução do póliovirus, é preciso manter a alta cobertura vacinal, assim como continuar incentivando a vacinação contra a doença.